Saudação com ósculo santo - Daniel Alves Pena

Guia do Pregador - [Fechar o vídeo]

Headlines News :
Home » » Saudação com ósculo santo

Saudação com ósculo santo

Postado por instrutordanielpena em terça-feira, 2 de agosto de 2011 | 22:24

O ósculo (beijo) era um costume desde os tempos patriarcais,digo “costume”, porque na antiga dispensação o termo não aparece no imperativo. Esse costume acontecia entre pessoas do mesmo sexo, e em casos especiais, entre pessoas de sexos diferentes. Os pais e as mães osculavam os filhos e pessoas da mesma família, Gn 31.55;48.10;2º Sm 14.33, etc.
Ósculo Santo (gr.Philêma hagios)

Na Nova Aliança implantada pelo Senhor Jesus, a saudação com ósculo, outrora um costume, ganhou um sentido mais profundo, sendo mandamento de âmbito universal, oriente-ocidente entre os Cristãos. Todas as vezes que aparece nos escritos apostólicos sempre está no modo imperativo, assim, de costume passou a mandamento, sendo chamado de ósculo santo (Rm 16.16) ou ósculo de caridade, amor (1 Ped.5.14).

“O ato da traição de Judas tornou-se tanto mais vil e odioso por ser acompanhado de um ósculo, Mt 26.48,49; Lc 22.47,48; cp. Pv 27.6″. Obviamente, o ósculo dado por Judas a Jesus não era santo, como o ordenado nas epístolas às igrejas. Por isso, todas as vezes que o ósculo santo é mencionado nas epístolas,sempre ocorre no modo IMPERATIVO, que é o modo da ordem , do mandato,do mandamento ; vejamos : ” Saudai uns aos outros com ósculo santo’.(Rm 16.16). Assim se encontra no original : ” Aspasasthe allêlous en philêmati hagiô”.(Rm 16.16). Esse “saudai”(gr. apasasthe),cujo verbo é “aspazomai”,está no modo imperativo. Assim, o mandamento é para saudar uns aos outros “com” ósculo santo. O ósculo santo não era a forma de saudação entre os cidadãos pagãos do império romano , mas o era na igreja Cristã que estava em Roma (Rm 16.16).Judeus e gentios(cristãos) se osculavam mutuamente (Rm. 7.1; 11.13; 16.16). Com esse símbolo de fraternidade cristã,fica público que a parede que os dividiam(judeus e gentios) fora derribado por Cristo na cruz .

A forma que as pessoas se cumprimentarem varia de cultura para cultura.
Há saudações por gestos ou contatos físicos (agitar a mão no ar, o aperto de mão, os toques dos dedos fechados, a pancadinha nas costas, o abraço, o beijo ou beijos, etc.) e há saudações verbais como: bom dia, boa tarde, boa noite, olá, como está?, como vai a saúde?
Geralmente é à chegada e à despedida que as saudações são mais comuns.

Jesus mandou saudar com a paz, Mat. 10:12,13; Lucas 10:5,6. Ele também saudou com a Paz, Luc. 24:36; João 20:19,26. A Paz que temos é do Senhor, pois Ele disse: “A MINHA PAZ VOS DOU”; João 14:27. Por isto, nós saudamos, dizendo: “A PAZ DO SENHOR”.
Paulo faz questão de lembrar o modo como os irmãos em Cristo deviam saudar-se: “com ósculo santo” Romanos 16:16; II Coríntios 13:12; I Tessalonicenses 5:26. E Pedro também ensina: “Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor” I Pedro 5:14.
Oscular é, como se sabe, beijar.
Ora, abraços e beijos dão-se no seio de qualquer família. Quanto mais entre os irmãos na fé, como sinal de comunhão e de carinho.
Ósculo santo, sim, nas suas variantes culturais. Sempre e só como expressão de amor fraterno, evidenciando maior aproximação, maior familiaridade. De forma espontânea e sincera

Share this article :

0 comentários:

ACEITAMOS DOAÇÕES

Acompanhe no Facebook

Postagens Recentes

Autoridade Espiritual

Autoridade espiritual não é algo imputada a alguém, é alguma coisa que se reconhece em alguém, que tem por causa da sua coerência de existência na palavra. Por causa da sua intrepidez na fé, na sua sinceridade no serviço a Deus e ao próximo. Sem isso não adiante ser PHD ou qualquer outro coisa.

Fale com o autor do blog

Original Bíblico para Pesquisas

A Restauração não começou em 1962

CURIOSIDADES SOBRE O VÉU

SAIBA COMO FOI

Nosso Ranking do Brasil

e-clipping sobre Daniel Alves Pena

MENSAGENS

Translate

Inscreva-se em meu Canal no You Tube

A DOUTRINA BÍBLICA DO USO DO VÉU

Pentecostal?

Quantidade de visitas até o momento

Visitantes lendo o Blog agora

Pesquisar neste blog

Código Penal - Decreto-lei 2848/40

Decreto-lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940
Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo
Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

TOLERANDO A GENTE SE ENTENDE

Clique AQUI e saiba porque

ISSO NÃO SÃO LÍNGUAS ESTRANHAS

CONHEÇA A HISTÓRIA DA OBRA

Clique na imagem para ampliar

Ajuste de Conduta - Magno Malta

Anúncios AdSense

Pois muitos andam entre nós evangélicos

Intolerância Religiosa

LinkWithin

União de Blogueiros Evangélicos

 
Copyright © 2013. Daniel Alves Pena - All Rights Reserved
Template Adpted by Daniel Pweb Published by Daniel Pena
Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa, esses, nada me acrescentaram,antes, pelo contrário, (Gálatas 2.6)