Afinal, o que é ser pentecostal? - Daniel Alves Pena

Guia do Pregador - [Fechar o vídeo]

Headlines News :
Home » , » Afinal, o que é ser pentecostal?

Afinal, o que é ser pentecostal?

Postado por instrutordanielpena em terça-feira, 5 de março de 2013 | 10:35



Cura "imposição das mãos" cerimônia na Igreja Pentecostal de Deus.
Lejunior, en: Harlan County, Kentucky. , 1946/09/15.
Esta imagem provém do Wikimedia Commons

Segundo Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pentecostalismo é um movimento de renovação de dentro do cristianismo, que coloca ênfase especial em uma experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo. O termo Pentecostal é derivado Pentecostes, um termo grego que descreve a festa judaica das semanas. Para os cristãos, este evento comemora a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo, conforme descrito no Livro de Atos, Capítulo 2. Pentecostais tendem a ver que seu movimento reflete o mesmo tipo de poder espiritual, estilo de adoração e ensinamentos que foram encontrados na Igreja primitiva.

O pentecostalismo é um termo amplo que inclui uma vasta gama de diferentes perspectivas teológicas e organizacionais. Como resultado, não existe nenhuma organização central ou igreja que dirige o movimento. Os pentecostais podem ser inseridos em mais de um grupo cristão, indo do trinitariano até o não-trinitariano. 


Segundo Daniel Alves Pena.

Na verdade o chamado dia de Pentecostes vem da festa das semanas ou festa das primícias (shavuot), era uma festa agrícola onde cada um antes de usufruir de sua colheita deveria trazer ao sacerdote o primeiro molho e apresentar ao Senhor, esse molho era mexido e queimado como oferta pela benção do plantio e colheita.
A festa era realizada entre maio e junho, pois eram os meses que não choviam em Israel.
O nome pentecostes tem origem no nome (50 dias após) isso deu origem ao nome grego pentecostes. Troca-se o nome, muda a forma e perde-se o original e assim transformaram o dia da entrega das primícias em fogo, poder e por ai vai – Terra!

A festa era realizada nas áreas de colheita e no ano VII a.c, foi levada para Jerusalém pelo rei Josias.

A palavra Pentecostes em grego pentekostos (cinqüenta), cinqüenta dias após a páscoa é celebrada a festa de Shavuot, também conhecida como a Festa das Semanas, festa dos primeiros frutos da colheita. Ela é celebrada cinqüenta dias depois da Páscoa.


O livro bíblico de Levítico descreve-o como segue:
Contareis para vós outros desde o dia imediato ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até ao dia imediato ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então, trareis nova oferta de manjares ao SENHOR. Das vossas moradas trareis dois pães para serem movidos; de duas dízimas de um efa de farinha serão; levedados se cozerão; são primícias ao SENHOR. Com o pão oferecereis sete cordeiros sem defeito de um ano, e um novilho, e dois carneiros; holocausto serão ao SENHOR, com a sua oferta de manjares e as suas libações, por oferta queimada de aroma agradável ao SENHOR. Também oferecereis um bode, para oferta pelo pecado, e dois cordeiros de um ano, por oferta pacífica. Então, o sacerdote os moverá, com o pão das primícias, por oferta movida perante o SENHOR, com os dois cordeiros; santos serão ao SENHOR, para o uso do sacerdote. No mesmo dia, se proclamará que tereis santa convocação; nenhuma obra servil fareis; é estatuto perpétuo em todas as vossas moradas, pelas vossas gerações. Quando segardes a messe da vossa terra, não rebuscareis os cantos do vosso campo, nem colhereis as espigas caídas da vossa sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixareis. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.
Levítico 23:15-22 ARA

Em Atos capitulo 2  Jesus apresentou a primícia de sua colheita, os discípulos.

Entendendo melhor.

Deuteronômio 16.9-12
9  Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara iniciarás a contar as sete semanas.
10  Depois celebrarás a festa das semanas ao SENHOR teu Deus; o que deres será oferta voluntária da tua mão, segundo o SENHOR teu Deus te houver abençoado.
11  E te alegrarás perante o SENHOR teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão no meio de ti, no lugar que o SENHOR teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome.
12  E lembrar-te-ás de que foste servo no Egito; e guardarás estes estatutos, e os cumprirás.

Êxodo 23.14-16
14  Três vezes no ano me celebrareis festa.
15  A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio perante mim;
16  E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a festa da colheita, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho.

Êxodo 34.22
22  Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano.

Levíticos 23.9-14
9  E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
10  Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;
11  E ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.
12  E no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao SENHOR,
13  E a sua oferta de alimentos, será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao SENHOR, e a sua libação será de vinho, um quarto de him.
14  E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações.

A foice lançada contra as espigas – Deuteronômio 16.9
Reunião de todos – Deuteronômio 16.11
Proibido usufruir da colheita antes da entrega dos molhos – Leviticos 23.14

Em atos 2
1  E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2  E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3  E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4  E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Todos reunidos
Reunião de todos – Deuteronômio 16.11, compare com Atos 2.1

Mover os molhos, queimar, onde teríamos fumaça e palha em chamas sobrevoando o local (línguas de fogo)
Levíticos 23.9-14
9  E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
10  Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;  11  E ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá. (compare com Atos 2.3)

Ou seja, entre maio e junho cada cristão deveria apresentar os frutos de sua colheita na pregação do evangelho e não esperar o poder.  VOCÊ É PENTECOSTAL? CADE OS MOLHOS (ALMAS GRANJEADAS)



Curiosidade
cenáculo

Possível local onde estavam reunidos os discípulos.

Atos 1.13 - E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.
Era a casa da mãe de João Marcos.
A celebração da páscoa cita um cenáculo, mas não era o mesmo, pois Yeshua (Jesus) disse siga o homem com o cântaro com água, logo se fosse na no mesmo lugar ele diria, vamos celebrar na casa da mãe de João Marcos.

Atos 1:13 até no cenáculo onde estavam hospedados. Provavelmente onde os discípulos tinham sido escondidos por medo dos judeus. Provavelmente foi localizado perto do templo onde as multidões visitando judeus estavam reunidos (2:5-12).
O cenáculo fica no alto do Monte Sião.

Estudo aplicado na CONGREGAÇÃO EM NOVA CAMPINAS 
Por / Daniel Alves Pena

 
“Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento
do que eu”.

Share this article :

0 comentários:

ACEITAMOS DOAÇÕES

Acompanhe no Facebook

Postagens Recentes

Autoridade Espiritual

Autoridade espiritual não é algo imputada a alguém, é alguma coisa que se reconhece em alguém, que tem por causa da sua coerência de existência na palavra. Por causa da sua intrepidez na fé, na sua sinceridade no serviço a Deus e ao próximo. Sem isso não adiante ser PHD ou qualquer outro coisa.

Fale com o autor do blog

Original Bíblico para Pesquisas

A Restauração não começou em 1962

CURIOSIDADES SOBRE O VÉU

SAIBA COMO FOI

Nosso Ranking do Brasil

e-clipping sobre Daniel Alves Pena

MENSAGENS

Translate

Inscreva-se em meu Canal no You Tube

A DOUTRINA BÍBLICA DO USO DO VÉU

Pentecostal?

Quantidade de visitas até o momento

Visitantes lendo o Blog agora

Pesquisar neste blog

Código Penal - Decreto-lei 2848/40

Decreto-lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940
Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo
Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

TOLERANDO A GENTE SE ENTENDE

Clique AQUI e saiba porque

ISSO NÃO SÃO LÍNGUAS ESTRANHAS

CONHEÇA A HISTÓRIA DA OBRA

Clique na imagem para ampliar

Ajuste de Conduta - Magno Malta

Anúncios AdSense

Pois muitos andam entre nós evangélicos

Intolerância Religiosa

LinkWithin

União de Blogueiros Evangélicos

 
Copyright © 2013. Daniel Alves Pena - All Rights Reserved
Template Adpted by Daniel Pweb Published by Daniel Pena
Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa, esses, nada me acrescentaram,antes, pelo contrário, (Gálatas 2.6)